Plano
semanal
Eixos de Trabalho:
- Identidade e autonomia
- Movimento
- Musica
- Artes visuais
- Linguagem Oral e Escrita
- Natureza e Sociedade
- Matemática
Conteúdos:
- Expressão corporal
- Percepções visual e auditiva
- Coordenação motora fina e ampla
- Reflexão musical
- Expressão criativa
- Oralidade
- Interpretação de texto (músicas e poemas)
- Palavras contextualizadas
- Alfabeto
- Corpo humano
- Identificação e nomeação das partes do corpo
- Órgãos do sentido
- Hábitos de higiene – corporal, bucal e ambiental
- Conceitos matemáticos: quente / frio
Objetivos:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Identificar todas as partes do corpo e a função de cada um;
- Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
- Vestir-se e desvestir-se sozinhos.
- Identificar os órgãos dos sentidos (paladar, olfato, visão, audição e tato);
- Conhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene;
- Relacionar higiene e prevenção de doenças;
- Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;
- Aprender como se pode ter uma boa higiene;
- Incentivar hábitos de alimentação saudável;
- Identificar os diferentes produtos de higiene;
- Observar a falta de higiene nos diferentes ambientes;
- Produzir cartazes sobre limpeza e higiene ambiental na escola e em sua casa;
- Trabalhar a expressão corporal e os cuidados com o corpo;
- Desenvolver da criatividade;
- Conhecer histórias e músicas referentes ao tema.
Metodologia:
- Hora da novidade com caixa surpresa (boneco)
- Roda de conversa sobre o tema
- Apresentação de uma música, texto ou poema
- Confecção de um cartaz com o contorno do corpo da criança, nomeando as partes
- Atividades orais e escritas
- Desenhos e pinturas relacionadas
- Montagens do corpo humano
- Modelagem com massinhas
- Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
- Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
- Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
- Conto oral da história de Chapeuzinho Vermelho para introdução dos órgãos dos sentidos;
- Apresentação dos órgãos dos sentidos através de atividades lúdicas;
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS:
- O macaco mandou;
- Estátua;
- Amarelinha;
- Jogo de futebol, bolinhas de gude;
- Corrida de saco;
- Pique bandeira;
- Pular corda,
- Mar e terra
- Gato e rato
- Seu lobo está
- Dança da cadeira
- Estoura a bola
- Morto e vivo
- Coelho na toca
- Cada macaco no seu galho
- Bola no cesto
- Elástico
SUGESTÕES DE MÚSICAS
- Fui ao mercado
- Os dedinhos
- Pop pop
- Desengonçada
- Boneca de lata
- O sapo não lava o pé
- Os sentidos
- Pézinho
- Lavar as mãos
- Quando eu era nenem
- Palminhas
- Se você está contente
- Bonequinho de pau
- Macacão brincalhão
Recursos:
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Tesoura
- Cola
- Massa de modelar
- Lápis
- Borracha
- TV e DVD
- Crachás de cartolina
- Livros e revistas
- Jogos educativos
- Tinta guache
- Pincel
- Folha de ofício
- Som e CD
- Material sucata
- Cartaz
Avaliação:
O
desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo
apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam prazerosas
e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado
significativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário