17 de maio de 2013

Tema: Corpo humano, sentidos e hábitos de higiene


Plano semanal

Eixos de Trabalho:

  • Identidade e autonomia
  • Movimento
  • Musica
  • Artes visuais
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Natureza e Sociedade
  • Matemática
  •  

Conteúdos:

  • Expressão corporal
  • Percepções visual e auditiva
  • Coordenação motora fina e ampla
  • Reflexão musical
  • Expressão criativa
  • Oralidade
  • Interpretação de texto (músicas e poemas)
  • Palavras contextualizadas
  • Alfabeto
  • Corpo humano
  • Identificação e nomeação das partes do corpo
  • Órgãos do sentido
  • Hábitos de higiene – corporal, bucal e ambiental
  • Conceitos matemáticos: quente / frio



Objetivos:

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Identificar todas as partes do corpo e a função de cada um;
  • Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
  • Vestir-se e desvestir-se sozinhos.
  • Identificar os órgãos dos sentidos (paladar, olfato, visão, audição e tato);
  • Conhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene;
  • Relacionar higiene e prevenção de doenças;
  • Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;
  • Aprender como se pode ter uma boa higiene;
  • Incentivar hábitos de alimentação saudável;
  • Identificar os diferentes produtos de higiene;
  • Observar a falta de higiene nos diferentes ambientes;
  • Produzir cartazes sobre limpeza e higiene ambiental na escola e em sua casa;
  • Trabalhar a expressão corporal e os cuidados com o corpo;
  • Desenvolver da criatividade;
  • Conhecer histórias e músicas referentes ao tema.



Metodologia:

  • Hora da novidade com caixa surpresa (boneco)
  • Roda de conversa sobre o tema
  • Apresentação de uma música, texto ou poema
  • Confecção de um cartaz com o contorno do corpo da criança, nomeando as partes
  • Atividades orais e escritas
  • Desenhos e pinturas relacionadas
  • Montagens do corpo humano
  • Modelagem com massinhas
  • Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
  • Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
  • Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
  • Conto oral da história de Chapeuzinho Vermelho para introdução dos órgãos dos sentidos;
  • Apresentação dos órgãos dos sentidos através de atividades lúdicas; 


SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS:

  • O macaco mandou;
  • Estátua;
  • Amarelinha;
  • Jogo de futebol, bolinhas de gude;
  • Corrida de saco;
  • Pique bandeira;
  • Pular corda,
  • Mar e terra
  • Gato e rato
  • Seu lobo está
  • Dança da cadeira
  • Estoura a bola
  • Morto e vivo
  • Coelho na toca
  • Cada macaco no seu galho
  • Bola no cesto
  • Elástico


SUGESTÕES DE MÚSICAS

  • Fui ao mercado
  • Os dedinhos
  • Pop pop
  • Desengonçada
  • Boneca de lata
  • O sapo não lava o pé
  • Os sentidos
  • Pézinho
  • Lavar as mãos
  • Quando eu era nenem
  • Palminhas
  • Se você está contente
  • Bonequinho de pau
  • Macacão brincalhão



Recursos:

  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Tesoura
  • Cola
  • Massa de modelar
  • Lápis
  • Borracha
  • TV e DVD
  • Crachás de cartolina
  • Livros e revistas
  • Jogos educativos
  • Tinta guache
  • Pincel
  • Folha de ofício
  • Som e CD
  • Material sucata
  • Cartaz


Avaliação:

                O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam prazerosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário