2 de maio de 2013

Plano de Aula Dia das Mães

Plano semanal

Tema: Dia das Mães                              Data: _____/______/_______

Eixo de trabalho
  • Identidade e Autonomia
  • Movimento
  • Música
  • Artes Visuais
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Sociedade
Conteúdos
  • Valores
  • Expressão corporal
  • Percepções visual e auditiva
  • Coordenação motora fina
  • Reflexão musical
  • Expressão criativa
  • Oralidade
  • Memorização
  • Interpretação musical
  • Palavras contextualizadas
  • Alfabeto – vogal e consoante
  • Data comemorativa – Dia das Mães
  • Cores
  • Conceitos matemáticos –

            Curto / comprido
            Mais e menos
            Atrás / na frente

Objetivos:

  • Transmitir valores de respeito, valorização e obediência para com a mamãe;
  • Reconhecer a mãe pelo seu nome;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
  • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • Reconhecer o nome de sua mãe e a primeira, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Realizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita;
  • Identificar outras palavras iniciadas com a letra “M”;
  • Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito;
  • Valorizar as pessoas e a si mesmo através da consideração do nome como sinal de identidade;
  • Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;
  • Reconhecer e identificar as cores;
  • Comunicar ideias matemáticas que envolvam os conceitos
Sugestões de Estratégias de Ensino
  • Realização de atividades cotidianas que favoreçam a valorização da figura materna, bem como o respeito e obediência para com as mães;
  • Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
  • Interpretação de músicas e canções diversas;
  • Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
  • Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da  linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc;
  • Produção de lembrancinhas e cartões que traduzam a data em foco;
  • Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
  • Rodas de conversas sobre o zelo com o material escolar cedido pela mãe;
  • Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
  • Traçados e escritas espontâneas;
  • Contato com a linguagem escrita presente no gênero textual música, poema e poesia;
  • Realização de atividades orais e escritas;
  • Estudo de palavras contextualizadas, explorando as palavras, sílabas e letras;
  • Realização de atividades que desenvolvam a coordenação motoro fina e ampla, bem como a percepção visual;
  • Realização de atividades que envolvam pintura, recorte, colagem, pontilhado e relação;
  • Realização de atividades que desenvolvam os conceitos matemáticos;

Recursos:
  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Tesoura
  • Cola
  • Massa de modelar
  • Lápis grafite
  • Borracha
  • TV e DVD
  • Crachás de cartolina
  • Livros e revistas
  • Jogos educativos
  • Tinta guache
  • Pincel
  • Folha de ofício
  • Som e CD
  • Material sucata (tampinhas de garrafas, garrafas peti, sementes, palito de picolé, papel picado, aparas de lápis)
  • Papel crepom
  • Cartolinas
  • Papel laminado
  • Cartazes
  • Brinquedos

Avaliação:
         Avaliar se ao final do tema trabalhado os objetivos foram alcançados.

Um comentário:

  1. gostei muito, sinto muita dificuldade em fazer plano de aula para BII trabalhar os temas, bjos parabéns

    ResponderExcluir