Plano
semanal
Tema:
Dia das Mães Data: _____/______/_______
Eixo de trabalho
- Identidade e Autonomia
- Movimento
- Música
- Artes Visuais
- Linguagem Oral e Escrita
- Sociedade
- Valores
- Expressão corporal
- Percepções visual e auditiva
- Coordenação motora fina
- Reflexão musical
- Expressão criativa
- Oralidade
- Memorização
- Interpretação musical
- Palavras contextualizadas
- Alfabeto – vogal e consoante
- Data comemorativa – Dia das Mães
- Cores
- Conceitos matemáticos –
Curto
/ comprido
Mais
e menos
Atrás
/ na frente
Objetivos:
- Transmitir valores de respeito, valorização e obediência para com a mamãe;
- Reconhecer a mãe pelo seu nome;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
- Reconhecer o nome de sua mãe e a primeira, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
- Realizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita;
- Identificar outras palavras iniciadas com a letra “M”;
- Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito;
- Valorizar as pessoas e a si mesmo através da consideração do nome como sinal de identidade;
- Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;
- Reconhecer e identificar as cores;
- Comunicar ideias matemáticas que envolvam os conceitos
Sugestões de Estratégias de Ensino
- Realização de atividades cotidianas que favoreçam a valorização da figura materna, bem como o respeito e obediência para com as mães;
- Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
- Interpretação de músicas e canções diversas;
- Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
- Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc;
- Produção de lembrancinhas e cartões que traduzam a data em foco;
- Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
- Rodas de conversas sobre o zelo com o material escolar cedido pela mãe;
- Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
- Traçados e escritas espontâneas;
- Contato com a linguagem escrita presente no gênero textual música, poema e poesia;
- Realização de atividades orais e escritas;
- Estudo de palavras contextualizadas, explorando as palavras, sílabas e letras;
- Realização de atividades que desenvolvam a coordenação motoro fina e ampla, bem como a percepção visual;
- Realização de atividades que envolvam pintura, recorte, colagem, pontilhado e relação;
- Realização de atividades que desenvolvam os conceitos matemáticos;
Recursos:
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Tesoura
- Cola
- Massa de modelar
- Lápis grafite
- Borracha
- TV e DVD
- Crachás de cartolina
- Livros e revistas
- Jogos educativos
- Tinta guache
- Pincel
- Folha de ofício
- Som e CD
- Material sucata (tampinhas de garrafas, garrafas peti, sementes, palito de picolé, papel picado, aparas de lápis)
- Papel crepom
- Cartolinas
- Papel laminado
- Cartazes
- Brinquedos
Avaliação:
Avaliar
se ao final do tema trabalhado os objetivos foram alcançados.
gostei muito, sinto muita dificuldade em fazer plano de aula para BII trabalhar os temas, bjos parabéns
ResponderExcluir