18 de abril de 2013

Plano de Aula de profissões


Plano de aula semanal

Tema: Profissões

Eixo de Trabalho
  • Identidade e Autonomia
  • Movimento
  • Música
  • Artes Visuais
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Sociedade
  • Matemática


Objetivos específicos:
  • Transmitir valores para a formação moral e social da criança;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Explorar e identificar elementos da música para se expressar;
  • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • Realizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita;
  • Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito;
  • Identificar as profissões existentes em seu ambiente familiar e escolar;
  • Comunicar ideias matemáticas que envolvam os conceitos relativos a por meio da ludicidade, utilizando a linguagem oral e escrita;


Conteúdos:
  • Valores
  • Coordenação motora ampla e fina
  • Apreciação musical
  • Expressão criativa
  • Palavras contextualizadas;
  • Sílabas simples contextualizadas;
  • Alfabeto – vogais e consoantes;
  • Profissões
  • Data comemorativa: Dia do Trabalho


Estratégias de Ensino:
  • Confecção de uma lista de profissões para estudo de palavras, sílabas e letras;
  • Realização de atividades cotidianas que favoreça o aprendizado de valores como respeito por cada profissional que atua em nossa sociedade:
  • Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo
  • Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
  • Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar;
  • Realização de atividades orais e escritas.
  • Estudo de palavras contextualizadas, explorando as palavras, silabas e letras.
  • Identificação de algumas pessoas que trabalham na escola e a função que desempenha;
  • Realização de atividades orais e escritas, bem como jogos e brincadeiras que desenvolvam os conteúdos apresentados;


Recursos

  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Tesoura
  • Cola
  • Massa de modelar
  • Lápis grafite
  • Borracha
  • TV e DVD
  • Livros e revistas
  • Folha de ofício
  • Papel crepom
  • Cartolinas
  • Cartazes
  • Brinquedos educativos
  • Fantoches


Avaliação

               Avaliar o conhecimento prévio dos alunos acerca das profissões que eles já conhecem, seja na família ou na comunidade escolar, observando seu desempenho, aprendizagem e dificuldades encontradas.

4 comentários: