6 de setembro de 2011

Projeto "Literatura na Educação Infantil"

JUSTIFICATIVA:

As histórias infantis, os contos e as fábulas são recursos próprios para se trabalhar à sensibilização das crianças com o propósito de conseguir mudança de atitudes comportamentais.
Através deste projeto trabalhamos os contos de fada e as fábulas explorando amplamente a literatura infantil moderna com leituras, conto de histórias e dramatizações.
No aspecto pedagógico também trabalhamos com a literatura infantil, de forma prazerosa e a criança exercita a aprendizagem da leitura e da escrita.

OBJETIVO GERAL:
  • Despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura, possibilitando assim o aprendizado da literatura visual através das imagens desenvolvendo o saber ler sem saber ler.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  •  Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
  • Compreender as mensagens que as fábulas transmitem;
  • Reconhecer letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
  • Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
  • Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos contos de fadas e as fábulas;
  • Realizar leituras visuais através das gravuras;
  • Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
  • Descrever cenários e personagens;
  • Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
  • Identificar títulos de histórias conhecidas;
  • Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
  • Produzir textos, tendo o professor como escriba.
  • Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
  • Incentivar as crianças a contarem historias para os colegas;
  • Sistematizar situações-problema, a partir de contos e fábulas, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
  • Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
  • Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
  • Valorizar o conto os contos de fada, considerando-os parte da tradição dos povos;
  • Aprender valores;
  • Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

METODOLOGIA:
  • Leitura diária de contos de fadas e fábulas criando situações de fantasia e encantamento;
  • Exploração oral e escrita dos contos e fábulas;
  • Listagem oral das histórias preferidas;
  • Reconhecimento de títulos das histórias e nomes de alguns personagens;
  • Elaboração de um novo final, diferente do original;
  • Analise das características dos personagens na história
  • Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
  • Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
  • Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
  • Apresentação das historias no cineminha;
  • Reconto oral pelos alunos das histórias apresentadas;
  • Atividades sistematizadas envolvendo as disciplinas;
  • Realização de jogos e brincadeiras;
  • Caça palavras;
  • Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
  • Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
  • Produção de textos coletivos a partir de gravuras seqüenciadas, tendo o professor como escriba;

RECURSOS:
  • Livros infantis;
  • Cineminha;
  • Aparelho de DVD e CD;
  • Cartolinas;
  • Papel oficio;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Revistas e livros
  • Lápis de cor
  • Tinta guache e pinceis;
  • Caderno;
  • Fantoches de diversos tipos;
  • Cenário para apresentação de fantoches.

 AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação diária das crianças nas atividades propostas, seu desempenho e dificuldades apresentadas, bem como a realização de relatórios referentes aos avanços das crianças.

PRODUTO FINAL
O projeto terá uma duração indefinida, já que será desenvolvido no decorrer do ano letivo, visto que é um projeto interdisciplinar.
Ao final do ano a meta é desenvolver nos alunos noções de valores e incentivar a leitura, bem como criar o hábito de ouvir com atenção as histórias, sabendo recontá-las com coerência e coesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário