6 de setembro de 2011

Projeto "Literatura na Educação Infantil"

JUSTIFICATIVA:

As histórias infantis, os contos e as fábulas são recursos próprios para se trabalhar à sensibilização das crianças com o propósito de conseguir mudança de atitudes comportamentais.
Através deste projeto trabalhamos os contos de fada e as fábulas explorando amplamente a literatura infantil moderna com leituras, conto de histórias e dramatizações.
No aspecto pedagógico também trabalhamos com a literatura infantil, de forma prazerosa e a criança exercita a aprendizagem da leitura e da escrita.

OBJETIVO GERAL:
  • Despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura, possibilitando assim o aprendizado da literatura visual através das imagens desenvolvendo o saber ler sem saber ler.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  •  Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
  • Compreender as mensagens que as fábulas transmitem;
  • Reconhecer letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
  • Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
  • Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos contos de fadas e as fábulas;
  • Realizar leituras visuais através das gravuras;
  • Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
  • Descrever cenários e personagens;
  • Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
  • Identificar títulos de histórias conhecidas;
  • Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
  • Produzir textos, tendo o professor como escriba.
  • Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
  • Incentivar as crianças a contarem historias para os colegas;
  • Sistematizar situações-problema, a partir de contos e fábulas, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
  • Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
  • Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
  • Valorizar o conto os contos de fada, considerando-os parte da tradição dos povos;
  • Aprender valores;
  • Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

METODOLOGIA:
  • Leitura diária de contos de fadas e fábulas criando situações de fantasia e encantamento;
  • Exploração oral e escrita dos contos e fábulas;
  • Listagem oral das histórias preferidas;
  • Reconhecimento de títulos das histórias e nomes de alguns personagens;
  • Elaboração de um novo final, diferente do original;
  • Analise das características dos personagens na história
  • Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
  • Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
  • Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
  • Apresentação das historias no cineminha;
  • Reconto oral pelos alunos das histórias apresentadas;
  • Atividades sistematizadas envolvendo as disciplinas;
  • Realização de jogos e brincadeiras;
  • Caça palavras;
  • Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
  • Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
  • Produção de textos coletivos a partir de gravuras seqüenciadas, tendo o professor como escriba;

RECURSOS:
  • Livros infantis;
  • Cineminha;
  • Aparelho de DVD e CD;
  • Cartolinas;
  • Papel oficio;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Revistas e livros
  • Lápis de cor
  • Tinta guache e pinceis;
  • Caderno;
  • Fantoches de diversos tipos;
  • Cenário para apresentação de fantoches.

 AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação diária das crianças nas atividades propostas, seu desempenho e dificuldades apresentadas, bem como a realização de relatórios referentes aos avanços das crianças.

PRODUTO FINAL
O projeto terá uma duração indefinida, já que será desenvolvido no decorrer do ano letivo, visto que é um projeto interdisciplinar.
Ao final do ano a meta é desenvolver nos alunos noções de valores e incentivar a leitura, bem como criar o hábito de ouvir com atenção as histórias, sabendo recontá-las com coerência e coesão.

12 comentários:

  1. Obrigado por ter postado um projeto tao bom me ajudou muito excelente.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito enriquecedor,estou maravilhada.

    ResponderExcluir
  3. Foi muito enriquecedor,estou maravilhada.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso. me ajudou muito. obrigada.

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelo projeto, eu estava precisando de algo como ele, para somar a minha necessidade no momento.Excelente teu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!!! Muito Obrigada!!! Amei!!!

    ResponderExcluir
  7. gostei muito do blog, vou recomendar para os meus alunos da escola particular zona norte, parabéns pelo conteúdo do post, adorei!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do projeto! Prático e objetivo!!

    ResponderExcluir