As atividades sugeridas abaixo irão preparar a criança para um melhor desempenho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.
- Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais – atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel.
- Contato com farto e variado material escrito – revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.
- Observação de atos de leitura e escrita.
- Audição de leitura com e sem imagem – notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes etc.
- Hora de leitura – livros, revistas e jornais à escolha da criança.
- Atividades de escrita espontânea – listas, relatórios, auto-ditado.
- Atividades para distinção de letras e numerais.
- Manipulação intensa do alfabeto móvel.
- Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura.
- Caixa com palavras ou nomes significativos – de cada aluno ou da classe.
- Classificação de palavras ou nomes que se parecem – as que começam com a mesma letra, as que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas etc.
- Memorização de como se escrevem algumas palavras (fonte de conflito).
Jogos diversos
- bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros,- memória de letras, nomes, desenhos;
- dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
- baralho de nomes, figuras;
- quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
- pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.
Jogos com cartões
- parear cartões com nomes iguais;- parear cartões com desenhos;
- parear cartões com letras.
Jogos com o alfabeto móvel
- cobrir fichas ou crachás;- formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;
- separar e agrupar letras iguais;
- classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.
Álbuns
- de rótulos e embalagens;- de nomes e retratos ou auto-retrato;
- da história de vida da criança.
Jogos e brincadeiras orais
- com rimas;- adivinhações;
- telefone sem fio;
- hora de surpresa;
- recados orais;
- jornal falado.
Outras atividades e brincadeiras
- leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.- planejamento da rotina do dia;
- avaliação dos trabalhos do dia;
- relatório oral de experiências;
- histórias mudas;
- produção de texto oral – coletivo;
- conversa informal;
- correio;
- etiquetação de objetos;
- estudo e interpretação de gravuras;
- jogos de atenção;
- análise e síntese de palavras;
- interpretação oral de textos;
- reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;
- reconto e reescrita de histórias;
- auto ditado e escritas espontâneas.
Por Rafael Vaz l Publicado em Educação e Comportamento 01 de Março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário