Tema: Literatura
Infantil
Eixos de trabalho:
- Identidade e autonomia
- Movimento
- Linguagem oral e escrita
- Sociedade
- Matemática
- Artes visuais
Objetivos específicos:
- Criar o hábito de escutar histórias;
- Favorecer momentos de prazer em grupo;
- Explorar os movimentos corporais por meio de dança e brincadeiras;
- Estimular o conhecimento da história através das datas comemorativas;
- Favorecer o contato com textos de qualidade literária;
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Estimular a formação de leitores e escritores desde a Educação Infantil;
- Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas, gibis e outros para a vivência de diversas linguagens;
- Possibilitar o desenvolvimento da oralidade, imaginação e criatividade das crianças;
- Desenvolver a percepção visual através de atividades orais e escritas;
- Comunicar idéias que envolvam conceitos matemáticas.
Estratégias de Ensino:
- Conversa informal sobre o autor das histórias do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" Monteiro Lobato;
- Utilização de atividades que favoreçam a socialização e interação;
- Leituras em roda de conversa;
- Participação em jogos e brincadeiras que envolvam dança;
- Interpretação de músicas e canções diversas;
- Uso da linguagem oral para conversar brincar, comunicar e expressar idéias;
- Reconto oral de histórias contadas pelo professor;
- Produção oral de texto a partir de uma cena ou gravuras em sequência;
- Traçado e escrita de letras e palavras;
- Realização de atividades orais e escritas;
- Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens, etc;
- Realização de atividades que envolvam pintura, recorte, colagem, modelagem, pontilhado e relação;
- Jogos e brincadeiras e desenvolvam a idéia de alguns conceitos matemáticos;
- Atividades orais e escritas.
Recursos:
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Tesoura
- Cola
- Massa de modelar
- Lápis grafite
- Borracha
- TV e DVD
- Crachás de cartolina
- Livros e revistas
- Jogos educativos
- Tinta guache
- Pincel
- Folha de ofício
- Som e CD
- Material sucata
- Cartaz
Avaliação:
A avaliação é feita através de registros e
observações, visando perceber o desenvolvimento da criança diante das
atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário